O que é

Um ranking, determina a posição de cada jogador, mediante os pontos ganhos numa ou mais competições. 

Os pontos são calculados de acordo com o nível e a fase de jogo a que se chega.

Para o cálculo do ranking pode-se definir uma fórmula de cálculo, conforme as definições o permitam.

Cada ranking é ainda dividio por género dos jogadores, de forma a diferenciar os masculinosfemininos e mistos

 

No caso em que um jogador ganha pontos em mais do que uma categoria, é o proprietário do ranking que determina se pode ou não acumular os pontos das duas categorias.

Quando acumula pontos, somam-se os pontos das categorias em que jogou, desde que sejam do mesmo género. Se for de género diferente, cada pontuação ganha, conta para o ranking desse género e por isso não acumula.

  

A definição dos pontos é a mesma para os 3 géneros, ou seja, se for definido que para o nível 3 quem não passar a fase de grupos ganha 100 pontos, tanto ganha esses 100 pontos quem joga em masculinos, femininos ou mistos.

 

Os pontos ganhos, são válidos por um periodo de tempo a determinar pelo proprietário do ranking. O periodo de tempo é especificado em dias e pode ir de zero a "n", sendo que zero significa que os pontos nunca caducam.

 

Existem três tipos de ranking base:

  • Da competição
  • Do clube
  • Ranking Padelteams

 

Ranking da competição.

Determina a posição dos jogadores que jogaram na competição.

Cabe á organização de cada competição decidir se quer criar ou não o ranking. Quando decide criar, tem de definir os pontos ganhos em cada fase, e se acumula os pontos de categorias de nível diferente do mesmo género.

No ranking da competição é usado o "id" do jogador, para diferenciar cada jogador do ranking. 

Os rankings das competições não podem ser usados para determinar cabeças de série de outras competições. É no entanto possível criar um ranking do clube só com uma competição e desta forma já pode ser udado para definir cabeças de série.

 

Ranking do clube.

É feito pelo gestor do clube, que determina quais as competições do clube que contam para o ranking.

É também este gestor que define as pontuações de cada fase e a acumulação de pontos.

Como o mesmo jogador tem um "id" diferente em cada competição, a validação do jogador é feita pelo email. Por essa razão, jogadores que não tenham email nas suas inscrições, não são englobados no ranking.

Este tipo de ranking pode ser usado como cabeças de série em qualquer competição do clube.

 

Ranking Padelteams.

O ranking Padelteams tem a particulariedade de englobar competições de vários clubes. Daí que se diz que é o ranking das competições. Em tudo o mais é igual ao ranking do clube.